27 de mai de 2012

Dicas para lavagem de lãs!

Gurias, a alguns dias atrás a Edna do blog Tricô Sem Costura fez um convite a várias tricoteiras para fazermos um post com dicas para lavagem de peças feitas com lã pura ou fios que tenham lã em sua composição. Achei super legal a iniciativa dela, porque realmente temos que ter cuidado senão perdemos todo nosso trabalho. Eu particularmente não gosto de presentear com peças feitas em lã, mesmo a gente falando para a pessoa que não pode colocar na máquina, não pode torcer, elas sempre acham que é exagero e fazem... ai babau presente!

Bom, para fazer o post eu usei minha meia Bláthnat feita com Lã 100% Merino da Liane Rossi. Vamos aos procedimentos!

Aqui está a meia antes de ser lavada, eu ainda não tinha lavado ela, podem ver que os pontos ainda estão bem "gordinhos".

PASSO 1: Deixei de molho em água e sabão líquido para roupas por aproximadamente 30 min.

PASSO 2: Enxaguei em água corrente até tirar todo o sabão, não esfreguei, só deixei a água escorrer e ia apertando para tirar o excesso. Depois de tirar todo o sabão coloquei no amaciante por aproximadamente 10 min.

PASSO 3: Feito isso, espremi bem na mão, só apertando, para tirar todo excesso de água e coloquei em um varal para secar. Notem que não coloquei no prendedor para não deformar os pontos, deixei ela em cima solta. Conforme ia passando o tempo eu virava ela para secar dos dois lados.
 

E ai está ela depois de seca! Podem ver que os pontos se assentaram, não encolheu e nem alargou.

Bom, no meu teste a lã foi super aprovada! A Liane me comentou que as peças feitas com a lã dela podem ser centrifugadas, mas como a meia é pequena acho que não tem essa necessidade!

Fiquem de olho no Blog Tricô Sem Costura que em breve vai ter dicas de lavagem de outros fios também!!!

8 comentários:

Marlene disse...

Realmente ficou perfeita Susana.
Muito boa dica.
Obrigada. Bjo. Boa semana

Nilda Biagio disse...

Olá Susana
Muito boa essa dica...obrigada!!
Bj
ilda

Suzi Musse disse...

Nossa, ficou igualzinha.
Belo exemplo.
É bom a gente ver com os olhos, assim acredita e vê que tem que ser assim mesmo.
obrigada pela dica.
bjos

Arte em croche e trico - Croche e trico da Fri disse...

Oi Su, tanto tempo, mas é assim mesmo, o tempo passa, a gente ocupada com outras coisas - mas sempre conectada pela arte nao nos esquecemos....rsrsrs.
Fico feliz que arranjou um tempinho para me dar um "alo", sei como as vezes, apesar de querermos muito, nao nos sobra tempo. Seu blog tá lindao, e agora vi que andas a se maquiar e ainda quer ver todas maquiadas hehehehe...sou alergica a maquiagem, mas uso sempre himel, ua sombra branca de lapis de ua marca nao famosa daqui e que incrívelmente nao me dá alergia e levemente batom para dar vida aos labios e bato com os dedos nas bochechas tbém...só...mas eu acho lindo que sabe se maquiar e até queria saber mais também...ex: colocar cilhios posticos, nao consigo nem q tente 1000 vezes, nao consigo msm...que pena, pois acho tao lindo um tufo a mais de cabelinhos na lateral dos olhos. Bom, já escrevi um jornal, agora me vou hihihih. Beijos e bom feriado. Fri

disse...

Ficou perfeita! sabendo lavar não há peça que estrague não? Valeu a dica.

bjinhos

Esther disse...

Otima dica e excelente demonstracao!

Arte em croche e trico - Croche e trico da Fri disse...

Bom dia Su, dormiu bem? Aqui comecou o verao, mas o tempo aqui e estranho, nao e um verao gostoso como temos no Brasil, aqui e seco no inverno e seco no verao, nao se respira bem.Mas, pela manha td e novo e gostoso...aproveito para fazer o q nao consigo a tarde agorinha cedo. Eita, vi no meu comentario anterior q escrevi cilhios kkkk, desculpe - quis dizer cilios, sabe como e vivendo fora, com outra língua, vamos misturando tudo. Su, vou tentar achar sua marca, se eu achar testarei....se eu nao tiver alergia, te escreverei contando. UM beijo e mto sucesso com suas vendas e blogs. Carinho
Fri

Valéria Garcia disse...

Susana, que meia mais linda é essa!!!

Adorei seu post com essa meia maravilhosa! Percebeu que todas lavamos as lãs da mesmíssima maneira? Eu observei isso ao ler as dicas de todas na publicação do Trico Sem Costura :-)

Beijocas,
Valéria Garcia